MUSEU URBANO
DO CATETE
Roteiro Virtual
SOBRE O PROJETO
Idealizado pelo arquiteto Lucio Costa ao reconhecer a importância arquitetônica e histórica do entorno do Palácio do Catete, hoje Museu da República, o Museu Urbano do Catete é um projeto colaborativo e em permanente movimento entre o Museu da República e a comunidade do Catete, dentre moradores, frequentadores, pesquisadores e, por que não, admiradores para destacar marcas e vestígios de memória cultural, politica e poética do bairro.
O percurso inicia-se no Largo da Glória, próximo a Rua Benjamim Constant seguindo até a Praça José de Alencar. Foi nesse sentido, do Centro da cidade para o sul, que a ocupação do bairro do Catete se desenvolveu a partir do século XVI.
Como ponta pé inicial do Museu Urbano do Catete, contamos com quinze pontos no mapa do bairro. Através dos pontos identificados através da plataforma google maps, o visitante poderá realizar o seu próprio percurso intuitivamente, se valendo de sua própria memória afetiva ou apenas pela curiosidade.
Queremos refletir sobre o espaço, interferências, agenciamentos, construções, demolições, aterros e remoções; interferências nas paisagens e as suas marcas, os seus indeléveis vestígios, sejam eles voluntários ou involuntários
UM MAPA EM EXPANSÃO AFETIVA
Acesse os 15 pontos selecionados até agora
Para a realização deste roteiro virtual foram selecionados, inicialmente, quinze pontos no mapa do bairro. Independentemente da ordem que o você escolha para visualizar os pontos, ao longo do caminho irá encontrar muitas marcas e vestígios de memória e patrimônio e, atravessando tudo isso, muito movimento e muita potência de vida.
COMO PARTICIPAR?
Como um projeto colaborativo, a ideia é expandir os pontos assinalados no mapa além de realizar uma especie de inventário de memórias da comunidade.
A sua participação é fundamental para a continuidade deste projeto. O objetivo é celebrar nossos afetos, e compartilhar histórias e memórias tão particulares do bairro do Catete. Ir além do que foi pensado pelo Lucio Costa, preservar não apenas elencar o patrimônio arquitetônico que preserva fielmente a arquitetura típica do século XIX e das primeiras décadas do século XX, mas amplificar suas relações como o cotidiano, de ontem e de hoje.
Vamos participar? Conte-nos a sua história. Mande suas contribuições para o email museuurbanodocatete@gmail.com
As contribuições podem ser em forma de texto, video, fotos, desenhos (no formato .doc .jpeg .mp4g)
O CATETE NA LITERATURA
Que tal se inspirar em alguns fragmentos literários e poéticos sobre o bairro?
VAMOS CONSTRUIR O PERCURSO DESTE MUSEU
O Museu Urbano do Catete está só começando, mas tem muitas histórias a serem contadas.